Educação e conservação: destaques da Jornada Sustentável Beach Park O segundo dia da Jornada Sustentável Beach Park, realizado na última terça-feira (05), teve como foco principal os temas educação e conservação. No Espaço Azul do Mar, especialistas de diversas regiões do país participaram de painéis e palestras, promovendo debates sobre reabilitação de fauna, reintrodução de […]
O segundo dia da Jornada Sustentável Beach Park, realizado na última terça-feira (05), teve como foco principal os temas educação e conservação. No Espaço Azul do Mar, especialistas de diversas regiões do país participaram de painéis e palestras, promovendo debates sobre reabilitação de fauna, reintrodução de espécies e o papel das comunidades na proteção dos ecossistemas. Com isso, o evento reforçou o compromisso coletivo com a sustentabilidade ambiental.
Durante o evento, o Beach Park, por meio do Parque Arvorar, lançou o Edital de Apoio à Refaunação e Reabilitação. A iniciativa vai financiar projetos com valores entre R$ 20 mil e R$ 100 mil, com foco na recuperação de animais silvestres e na melhoria dos resultados em processos de soltura. Portanto, o edital contribui para ações sustentáveis de longo prazo. Além disso, fortalece a articulação entre ciência, sociedade e conservação prática.
Na abertura oficial do dia, o CEO Murilo Pascoal e a gerente de Sustentabilidade Raíssa Bissol destacaram a importância de transformar conhecimento em ação. Ambos ressaltaram que o Arvorar representa a união entre pesquisa, educação e conservação. Enquanto isso, reforçaram o papel inspirador do projeto para outras empresas e instituições que desejam atuar com impacto ambiental positivo.
O evento reuniu nomes de destaque como Neiva Guedes (Instituto Arara Azul), Vanessa Kanaan (Fauna Brasil), Marcelo Rheingantz (Refauna Brasil) e Weber Girão (Projeto Soldadinho do Araripe). Eles apresentaram experiências em reabilitação de espécies, soltura monitorada e estratégias de engajamento social. Além disso, foram discutidos os impactos das mudanças climáticas, do tráfico de animais e da degradação de habitats naturais. Por isso, iniciativas como o Refauna Arvorar são tão importantes para reverter esse cenário.
Camila Martins e Romana Aguiar conduziram a roda de conversa “Educação para conservação”. Durante o diálogo, enfatizaram a necessidade de tornar o conteúdo acessível e emocional. Ou seja, envolver todos os públicos — de crianças a comunidades inteiras — é essencial para gerar conexão verdadeira com a natureza. Com isso, a educação ambiental deixa de ser apenas informativa e passa a ser uma ferramenta de transformação.
“Inspirar é subjetivo, mas conservar é concreto. O plano pedagógico do Arvorar transforma ideias em ações reais”, explicou Romana.
Encerrando a programação, Marcelo Rheingantz abordou a Síndrome das Florestas Vazias, uma crise silenciosa que ameaça biomas inteiros. Segundo ele, florestas aparentemente verdes podem estar ecologicamente condenadas se não houver fauna para dispersar sementes e manter o ciclo natural. Dessa forma, a biodiversidade depende de ações imediatas e integradas. Ainda assim, é possível restaurar essas funções ecológicas com planejamento e colaboração interinstitucional.
“Sem animais, a floresta morre por dentro. Uma floresta vazia é uma floresta condenada”, afirmou Marcelo.
A Jornada Sustentável Beach Park continua até sexta-feira (8), na Reserva Natural Serra das Almas, em Crateús. Ao longo desses dias, os participantes acompanham solturas de aves nativas, atividades do projeto Refauna Arvorar e a caminhada “Passarinhar Serra das Almas”. Inclusive, a reserva é referência em preservação ambiental no semiárido brasileiro.